5 de mai. de 2009

Itapetininga: tradição em história e cultura

Itapetininga é uma cidade de grande tradição histórica e cultural.


No campo histórico salientamos nomes de políticos como: Fernando Prestes, que ocupou importantes cargos no Estado e São Paulo e seu filho Julio Prestes, que foi Presidente do Estado de São Paulo e eleito Presidente da República, mas não tomou posse em virtude da revolução de 1930. Teve também como político proeminente Cyro de Albuquerque, que além de prefeito foi também Deputado e Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo.

Julio Prestes

No âmbito cultural e artístico, salientam artistas e pintores de grande relevância no cenário nacional, tais como: Diógenes Campos Ayres, José Benevenuto Madureira, Saturnino González, Carlos Ayres, Antonio Arthur de Castro Rodrigues, Maria Prestes e Antonio Gomide artista de grande importância internacional. Itapetininga tem grande projeção cultural, haja vista que possui a Academia Itapetiningana de Letras, com apreciável numero de membros, o Instituto Histórico Geográfico e Genealógico, além do Museu da Imagem e do Som e do Teatro do Sesi.
A cidade sedia também o Instituto de Educação “Peixoto Gomide” que foi a primeira Escola Normal no interior do Estado de São Paulo.
Itapetininga possui também um Museu de Artes Carlos Ayres, o qual possui um rico acervo de artes plásticas e foi fundado por Carlos Ayres e Antonio Arthur de Castro Rodrigues (seu atual presidente); funciona Casa “Presidente Kennedy” onde também é a sede do Centro Cultural Brasil – Estados Unidos. Itapetininga algumas décadas atrás promoveu 22 salões de Arte, reunindo os mais conceituados artistas plásticos brasileiros, destacando-se entre eles: Campos Ayres, Madureira, Volpi, Pancetti, Durval Pereira, Oswaldo Teixeira, Di Cavalcanti, Mario de Oliveira, Carlos Ayres, Irene Arruda e Silvio Pinto.

Outra personalidade de Itapetininga é Anésia Pinheiro Machado, primeira mulher a ser piloto de avião que realizou o primeiro vôo de São Paulo ao Rio de Janeiro demorando 4 dias para completar a viagem; pousando em pastos e campo de futebol.
Atualmente em Itapetininga, há festas que animam a população e aquecem a economia da cidade; como Expo Agro (evento mais importante economicamente para a cidade), festa que promove leilão de animais e tem feiras de quitutes, bebidas e show de diversos artistas da nossa musica; Festa da Cerejeira, que nos traz um pouco da cultura japonesa; Festival do Buteco, com comidas típicas e o tradicional bolinho de frango; e o grupo de Seresta “Seresteiros do Divino” que há 27 anos cantam e encantam a cidade.
Texto escrito por Renata Peixoto de Castro Rodrigues
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Obra de alguns dos artistas Itapetininganos:

Obra de Antonio Gomide - Bailarinas


















Obra de Campos Ayres - Paisagem de Itapetininga

















Obra de Madureira - Casarão de Praia do Embaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário