5 de mai. de 2009

Meio Ambiente em Itapetininga: nota ZERO


Há quem fala em Meio Ambiente e imagina algo distante, uma mata, uma floresta, um animal, um elefante.
É tudo isso sim, mas é muito mais amplo que isso, é tudo que nos envolve, não é só o que é gigante - também são pequenas coisas. Preservá-lo é importante.
E isso infelizmente não é o que acontece em Itapetininga. O acúmulo de lixo ao longo da marginal dos Cavalos, no trecho entre a Vila Arruda e o Jardim Casa Grande, se tornou um problema corriqueiro em Itapetininga. A falta de fiscalização e a falta de conscientização da população fazem com que o entorno da marginal vire depósito de garrafas, latas, sacos plásticos e até aparelhos eletrônicos quebrados. Além da sujeira os materiais acumulam água e podem e podem colaborar com a proliferação do mosquito Aedes Egypt, transmissor da dengue e também da febre urbana.
O lixo é um grande problema, não existe uma coleta seletiva por parte da prefeitura que englobe todo o município. Apenas parte da população que se localiza no centro da cidade é beneficiada por uma cooperativa.
Uma pesquisa foi realizada e Itapetininga tirou nota zero em projetos realizados em prol do Meio Ambiente. A partir daí a prefeitura está com um projeto de capacitação dos professores da rede municipal (Curso-Educação Ambiental) para que seja trabalhado nas escolas para que todos venham ter uma Consciência Ecológica e que as crianças possam tornar-se agentes transformadores da sociedade e do nosso futuro.
'Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos.'

Fonte: O Correio de Itapetininga
http://www.correiodeitapetininga.com.br/2007/cidade_busca.asp?id=1641&edicao=217

Nenhum comentário:

Postar um comentário